Joni tinha oito anos. Vivia em África, num lugar em que chovia pouco. Nenhuma das casas da sua aldeia tinha água canalizada. Duas vezes por semana, de madrugada, o rapaz ia à fonte encher latas de água, para abastecer a sua casa.
Certa madrugada, ouviu dizer que a água escasseava porque, do outro lado do planeta, as pessoas gastavam demais, que as crianças, quando lavavam os dentes, deixavam a água correr à vontade, e que todas as casas tinham torneiras. Nessa noite, sonhou que viajara para o outro lado do planeta, e viu que tudo era verdade. Pensou num plano para ajudar a sua aldeia a ter água canalizada e torneiras nas casas, que iria realizar quando viajasse em sonho. O problema é que nessas viagens encontrava também algumas distrações, para não falar do cantar do galo que interrompia sempre a conversa.
Num dos sonhos, fez amizade com um menino chamado Nelo, que prometeu ajudar. Quando explicava ao amigo onde ficava a aldeia, o galo cantou e catrapum… Joni acordou.
Será que o Nelo encontrará uma forma de o ajudar? Para complicar, Joni não conseguiu viajar mais em sonho… Os mais velhos achavam piada à história de Joni. Será que o sonho se tornará realidade?
Manuela Vieira
Escritora, poeta e contadora de histórias.
Adoro voar com as palavras!
Subscreve a minha Newsletter!
Queres receber notícias minhas?