Quem sou eu?

Olá 👋

Chamo-me Manuela Vieira, sou mãe e avó.

Nasci em Angola, filha de caboverdeanos. Cresci ligada à morna, ao crioulo, ao cheiro da terra molhada por grandes chuvadas e a comer manga, encolhida num dos troncos da mangueira.

Desde criança que me interessei pela educação. Assustava-me ver alguns alunos a serem maltratados. Muito cedo zanguei-me com o Deus das religiões e preocupei-me em encontrá-Lo para perceber a sua justiça.

Gostava de ler, fazer composições na disciplina de Língua Portuguesa. Falava sobretudo das pessoas, da necessidade de sermos felizes. Ficaram-me gravados na memória alguns momentos em que me unia à nostalgia de alguns poemas da Florbela Espanca.

Assisti à grande mudança política em Angola, tendo vindo para Portugal aos catorze anos.

Após completar o secundário, na procura de um ensino especializado na área da ginástica, parti para a antiga URSS onde me licenciei em Educação Física e Desporto pela Universidade Central da Cultura Física de Moscovo/ equivalência pela Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto.

Hoje, a minha paixão pela educação continua acesa. Não apenas a educação formal pelos livros, mas e, sobretudo, a educação do carácter.

Dedico-me a estudar a espiritualidade, na busca de uma visão mais ampla do Homem, entendendo-o para além daquilo que ele é numa existência. Neste sentido, colaboro com a Federação Espírita Portuguesa, com quem publiquei uma série de coleções de livros infantojuvenis que integram o programa para a educação espírita em Portugal.

A aprofundar o meu interesse pela educação positiva, fiz uma pós-graduação em Parentalidade e Educação Positivas pela escola da Parentalidade e Educação Positivas de Magda Gomes Dias.

Trabalho na área da educação, na Região Autónoma da Madeira (RAM). A minha ligação com os alunos dos diferentes níveis de ensino das escolas da RAM, bem como, com a comunidade escolar, é muito forte. Desenvolvo um projeto que reúne as diferentes gerações, num conceito diferenciado daquilo que é o desporto escolar em Portugal. Dedico o meu trabalho inteiramente aos alunos, à escrita, ao movimento, à ética e estética, tal como sonhei na infância e juventude.

Seguindo as dinâmicas da modernidade, procuro atualizar-me nas redes sociais e integro grupos online que abraçam a arte de escrever, publicar e de se comunicarem virtualmente.

Sou membro do Clube dos Writers Premium e do Clube de Leitura «Encontros Literários O Prazer da Escrita» (online) sob a tutela de Analita Santos e David Roque.

Com este grupo participo na revista Palavrar, desde a sua criação em 2020, com artigos motivacionais.

Fui, também, coautora na coletânea Não Vão os Lobos Voltar, editado em Ebook em 2020 e versão de papel em 2022.

Estreei-me na poesia com o meu primeiro livro Por aqui e por lá com Maria Acontece, editado pela Poesia Fã Clube, lançado em julho 2022.

Queres receber notícias minhas? Subscreve a minha Newsletter!

Queres contactar-me?

Queres conhecer a minha escrita?

Subscreve a minha Newsletter!

Queres receber notícias minhas?